O Grupo Cultural Casulo em Movimento surgiu em 2006, da união de seis atores recém saídos de um curso de Teatro oferecido pela Coordenação de Cultura do Município de Madre de Deus.
Decididos a formentar a cultura local e participar de Festivais, os amantes da arte se reuniram e colocaram em prática todos os seus conhecimentos em prol do seu primeiro espetáculo, chamado "MUDANÇAS".
Escrito e dirigido por Anderson Lessa, "Mudanças" marca o início das atividades do então Grupo Teatral Casulo em Movimento. Em sua primeira apresentação e estreando no Festival Viv'art, o Casulo arranca suspiros da platéia, por apresentar um espetáculo repleto de questionamentos políticos, sociais e psicológicos; abordando-os de forma surpreendente. Com tanta inovação, o "Casulo" vence a etapa municipal do festival e vai para disputa da final regional, onde saí aplaudido e recebe os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Direção.
"Mudanças" fica em cartaz durante dois anos e percorre Festivais como o F.I.TA e Yapó-Yuca, nas cidades de Mata de São João e Pojuca; e sempre indicado e reconhecido nesses festivais.
O segundo espetáculo do "Casulo" vem marcar a mudança de nomenclatura do Grupo. Sái de cena o Grupo Teatral, para dar espaço ao Grupo Cultural Casulo em Movimento. Essa mudança se deve ao fato de que o novo trabalho tratava-se de uma outra vertente da arte: a dança. O espetáculo recebeu o nome de "CORPO" por apresentar as possibilidades de um corpo humano inserido em um mundo repleto de atividades desafiadoras. Estreando em 2008 com Direção Cênica de Anderson Lessa e Coreografias de Vanessa Gomes, "Corpo" marca a chegada de novos integrantes e confirma o sucesso de um grupo extremamente apaixonado pelo mundo artístico.
Em 2009, o Casulo estreia o Espetáculo "VOZES DA ALMA". Recheado de conflitos entre Bem e o Mal, o Certo e o Errado , Vozes da Alma traz o Catolicismo como plano de fundo para evidenciar tormentos e vitórias que acontecem numa vivência espiritual. Esse espetáculo/evangelização fica marcado pelo grande número de espectadores que relatam suas emoções após cada apresentação. Vozes da Alma é um espetáculo comovente e repleto da presença de Deus.
Com a chegada de 2010, o Grupo Cultural Casulo em Movimento estreia "BAÚ MÁGICO". Trazendo mensagens de amor e esperança; e enfatizando a necessidade de se acreditar nos sonhos e na magia, o Casulo entra no mundo infantojuvenil, colocando sorrisos no rostos de crianças, que viviam junto com as personagens, todos momentos de magia que o Baú Mágico proporciona.
O Grupo Cultural Casulo em Movimento, atualmente formado por 16 integrantes, detentores de conhecimentos em diversas áreas de atuação como teatro, dança e música; procura aprimorar-se a cada ensaio, a cada apresentação. Tudo isso, para proporcionar aos seus espectadores, trabalhos de qualidade e que façam a diferença na formação de cada indivíduo. A arte e a vida estão intrinsecamente ligadas e baseado nisso, o Casulo traz consigo a seguinte expressão:
Movimenta-se Sempre. Parar? Nunca!